Garanta a Sua Aposentadoria: Descubra o Que Você Precisa Fazer Para se Aposentar

Garanta a Sua Aposentadoria - Baldino Advocacia - Advogado Previdenciário Especialista em Aposentadoria e Benefícios

É muito comum a gente fazer instintivamente cálculos do tempo faltante para aposentadoria, como, por exemplo, me formei em determinado ano ou comecei a trabalhar naquele ano, assim posso ter uma ideia do tempo de contribuição. Mas nessa conta normalmente esquecemos de contar o tempo sem contribuir entre um contrato de trabalho e outro.

Descubra Quanto Tempo Falta Para se Aposentar

Seu primeiro passo é saber exatamente o tempo que falta para se aposentar. Para você resolver essa questão é bem simples: basta acessar o site do INSS (www.previdencia.gov.br) e clicar no botão simule sua aposentadoria, preencha a informações e você terá além do tempo que falta para se aposentar, o valor que irá receber.

Aposentadoria Especial: Calculando o Tempo Insalubre

Garanta a Sua Aposentadoria - Baldino Advocacia - Advogado Previdenciário Especialista em Aposentadoria e Benefícios

O inconveniente deste sistema implementado pelo governo é que não possibilita a conversão de tempo insalubre em comum. Ou seja, ele não converte o tempo trabalhando em ambientes insalubres (exposto a Agentes Nocivos à saúde).

Para essa situação, você terá que fazer manualmente o cálculo acrescentando 40% a mais de tempo para homens e 20% a mais para mulheres do tempo insalubre antes do início das contribuições.

Exemplo:

  • Homens – trabalharam 10 anos insalubres → 14 anos comuns
  • Mulheres – trabalharam 10 anos insalubres → 12 anos comuns

Antes da Década de 90

Alguns contratos de trabalho mais antigos, anteriores a década de 90, podem não constar do CNIS, devendo a CTPS ser apresentada como forma de comprovar o tempo de contribuição. E agora?

Você pode ainda utilizar a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, que consultará o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Os bancos de dados vinculados ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) reúnem as informações trabalhistas lançadas pelos empregadores de todo o Brasil a partir de 1976. A Caixa Econômica Federal também possui cadastro, porém mais restrito, relativo aos depósitos do FGTS.

Garanta a Sua Aposentadoria Especial

Garanta a Sua Aposentadoria - Baldino Advocacia - Advogado Previdenciário Especialista em Aposentadoria e Benefícios

No caso da Aposentadoria Especial, será um diferente o processo. Acesse esse material para saber como proceder em tal situação.

Tenho Tempo Suficiente para me Aposentar, e Agora?

Agora basta você entrar com um pedido de aposentadoria para concluir o processo. Sempre lembrando que é importante encontrar um advogado com experiência nessa área, pois ele poderá te auxiliar seja na busca pelos documentos, como também para garantir que você tenha todos seus direitos garantidos.

Baixe Agora Mesmo Nosso Guia

Desenvolvemos um Guia Completo para você tirar todas as suas dúvidas sobre Como Realizar Sua Aposentadoria. Baixe agora mesmo clicando aqui ou no banner abaixo.

Guia Definitivo Como Realizar Sua Aposentadoria - Baldino Advocacia - Advogado Previdenciário Especialista em Aposentadoria e Benefícios

Conheça os Materiais Exclusivos do Baldino Advocacia

Clique nos links abaixo para acessar nossos outros conteúdos:

Quero Contratar

Saiba como contratar a Baldino Advocacia agora mesmo, clicando aqui ou no banner abaixo.

Quero Contratar o Baldino Advocacia - Advogado Previdenciário Especialista em Aposentadoria e Benefícios

Vanessa Di BiasiGaranta a Sua Aposentadoria: Descubra o Que Você Precisa Fazer Para se Aposentar

Join the conversation