Aposentadoria Indeferida? Descubra o Que Fazer!

Aposentadoria Indeferida - Baldino Advocacia - Advogado Previdenciário Especialista em Aposentadoria e Benefícios

Você teve sua aposentadoria indeferida? Descubra agora mesmo o que fazer!

Pelo menos 1 ano antes de fechar o tempo necessário para aposentadoria, o segurado já começa a fazer planos para quando receber a carta de concessão do benefício de aposentadoria. Nessa fase, reúne-se a documentação necessária, PPP e LTCAT, analisa-se os documentos e no dia que completa 25 anos de tempo especial protocola o pedido de aposentadoria.

A ansiedade aumenta e parece que o período que a documentação é analisada pelo INSS é uma eternidade. Verificar todos os dias o site para ver se há alguma noticia se torna a rotina.

Porém, no lugar da sonhada carta de concessão acaba por receber uma carta de indeferimento. O segurado fica tomado por um sentimento de frustração e vem em mente que fez tudo que aquele advogado recomendou, mas mesmo assim o benefício foi indeferido.

Por Que Houve Indeferimento?

A hierarquia das leis coloca a Constituição em primeiro lugar no mundo jurídico, depois as Leis, os Decretos e as Instruções Normativas. A cada degrau dessa hierarquia ocorre uma restrição do alcance da Lei, o que acaba por prejudicar o direito do segurado.

O processo judicial devolve o alcance original da lei da forma como pretendia o legislador. Portanto, o procedimento correto é fazer o pedido de aposentadoria assim que completar o tempo e encarar o indeferimento com parte do processo para atingir o objetivo final que é a aposentadoria.

Você Não Precisa Ficar Preocupado

A informação contida na carta de indeferimento não é suficiente para uma avaliação do motivo do indeferimento, assim indicamos obter junto ao órgão da administração ou INSS cópia do processo administrativo a fim de verificar quais períodos não foram considerados na contagem do tempo de contribuição e através do processo judicial incluí-los no cálculo final, recebendo os valores em atraso desde a data de entrada do requerimento administrativo.

O Que Devo Fazer?

Com o tempo que atuamos no mercado podemos recomendar que sempre que estiverem diante de um direito potencial exerça-o, mesmo que seja para ser indeferido, o motivo é obvio, os efeitos financeiros tem início a partir da data de entrada do requerimento e a partir desse momento o segurado tem 5 anos para ajuizar a ação (prescrição quinquenal), sendo que o fundo de direito não prescreve. Quando houver indeferimento de algum direito, não hesite, consulte um advogado para lhe orientar como agir nessas situações.

Baixe Agora Mesmo Nosso Guia

Desenvolvemos um Guia Completo para você tirar todas as suas dúvidas sobre Como Realizar Sua Aposentadoria. Baixe agora mesmo clicando aqui ou no banner abaixo.

Guia Definitivo Como Realizar Sua Aposentadoria - Baldino Advocacia - Advogado Previdenciário Especialista em Aposentadoria e Benefícios

Conheça os Materiais Exclusivos do Baldino Advocacia

Clique nos links abaixo para acessar nossos outros conteúdos:

Quero Contratar

Saiba como contratar a Baldino Advocacia agora mesmo, clicando aqui ou no banner abaixo.

Quero Contratar o Baldino Advocacia - Advogado Previdenciário Especialista em Aposentadoria e Benefícios

Vanessa Di BiasiAposentadoria Indeferida? Descubra o Que Fazer!

Join the conversation